Futuros dos EUA sobem enquanto investidores avaliam possíveis mudanças nas tarifas de Trump

Futuros dos EUA sobem enquanto investidores avaliam possíveis mudanças nas tarifas de Trump : Os futuros das ações dos EUA apresentaram alta nesta quarta-feira, após comentários de um membro do gabinete do presidente Donald Trump sugerirem uma possível flexibilização nas tarifas impostas ao Canadá e

ESTADOS UNIDOSECONOMIAMUNDO

3/5/20252 min ler

person using MacBook Pro
person using MacBook Pro

Futuros em alta

Os futuros das principais bolsas dos EUA apontaram para cima, com o contrato do Dow Jones subindo 248 pontos (0,6%), o S&P 500 ganhando 39 pontos (0,7%) e o Nasdaq 100 avançando 168 pontos (0,8%). Essa recuperação ocorre após uma forte queda no dia anterior, impulsionada pela implementação das tarifas e pelo aumento das tensões comerciais globais.

Na terça-feira, o S&P 500 caiu 1,2%, o Dow Jones recuou 1,5%, e o Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, teve uma queda de 0,4%. Grandes montadoras americanas, como General Motors e Ford, também sentiram o impacto, com quedas de 4,6% e 2,9%, respectivamente, devido às suas extensas cadeias de suprimentos na América do Norte.

Trump fala ao Congresso

Em um discurso ao Congresso, o presidente Trump destacou as ações rápidas de seu governo durante os primeiros meses de seu segundo mandato. Ele afirmou que "a América está de volta" e listou medidas como a reformulação da política comercial, a reestruturação das relações externas e a redução do tamanho do governo federal.

O discurso de 100 minutos, transmitido em horário nobre, ocorreu após a imposição de tarifas de 25% sobre importações do México e de bens não energéticos do Canadá, além do aumento das tarifas sobre produtos chineses para 20%. Economistas alertam que essas medidas podem aumentar a inflação e impactar negativamente a economia global.

Lutnick sinaliza possível acordo

O secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugeriu que Trump pode anunciar em breve um acordo de compromisso com Canadá e México. Em entrevista à Fox Business, Lutnick mencionou que o presidente estaria disposto a reduzir parte das tarifas em troca de ações concretas dos dois países para conter o fluxo de migrantes e a entrada de drogas ilegais, como o fentanil, nos EUA.

Dados econômicos em foco

Os investidores também estão de olho no índice PMI de serviços dos EUA, que será divulgado em breve. Economistas esperam uma leve desaceleração no setor, que representa uma grande parte da economia americana. Dados recentes já mostram preocupações com o impacto das tarifas, incluindo gastos do consumidor fracos e um aumento no déficit comercial.

Bitcoin recupera terreno

Enquanto isso, o Bitcoin registrou alta nesta quarta-feira, após uma semana de volatilidade extrema. A possibilidade de uma redução nas tarifas comerciais de Trump ajudou a melhorar o apetite por risco no mercado. A criptomoeda chegou a cair abaixo dos US$ 80.000, mas se recuperou parcialmente após anúncios sobre a inclusão do Bitcoin em uma reserva estratégica de criptoativos.

Moda e estilo para todos os momentos!

Enquanto você acompanha as últimas notícias sobre economia e investimentos, que tal dar uma olhada em nosso site semnadaprafazer.com? Temos uma coleção incrível de roupas que combinam com qualquer estilo, desde looks casuais até produções mais sofisticadas. Clique aqui e descubra peças que vão elevar o seu guarda-roupa: semnadaprafazer.com.