Zelensky Nega Cerco a Tropas Ucranianas em Kursk, na Rússia
Zelensky Nega Cerco a Tropas Ucranianas em Kursk, na Rússia Tropas ucranianas continuam resistência contra forças russas e norte-coreanas O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou neste sábado (15) que suas tropas estejam cercadas na região de Kursk, na Rússia. Segundo ele, as forças ucranianas seguem rechaçando ataques russos, mas enfrentam novas ameaças na região nordeste de Sumy, na Ucrânia.
3/16/20252 min ler
Zelensky Nega Cerco a Tropas Ucranianas em Kursk, na Rússia
Tropas ucranianas continuam resistência contra forças russas e norte-coreanas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou neste sábado (15) que suas tropas estejam cercadas na região de Kursk, na Rússia. Segundo ele, as forças ucranianas seguem rechaçando ataques russos, mas enfrentam novas ameaças na região nordeste de Sumy, na Ucrânia.
De acordo com analistas militares, os russos estariam próximos de expulsar as forças ucranianas de uma base ocupada na incursão de agosto passado. Essa movimentação levou o presidente dos EUA, Donald Trump, a afirmar que milhares de soldados ucranianos estavam "completamente cercados".
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a retomada de mais duas vilas próximas a Sudzha, cidade que Moscou alegou ter recapturado na última quinta-feira (13). Já o Ministério de Emergências russo informou a evacuação de mais de 300 moradores da região.
Zelensky rebate Trump e expõe movimentações russas
Após se reunir com seu principal general, Zelensky declarou em suas redes sociais que as tropas de Kiev não estão cercadas, mas que Moscou continua concentrando forças na região para um possível ataque.
“Isso indica uma intenção de atacar nossa região de Sumy”, afirmou o presidente ucraniano. “Estamos cientes disso e iremos combatê-lo.”
Zelensky também fez um apelo para que os aliados ocidentais entendam a real situação da guerra: “Gostaria que todos os nossos parceiros compreendessem exatamente o que Putin está planejando e como ele continua ignorando as tentativas diplomáticas de cessar-fogo.”
Cessar-fogo em xeque e apoio do Ocidente
Na última quinta-feira (13), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou apoiar em princípio a proposta de Trump para um cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia. No entanto, reforçou que Moscou continuará os combates até que suas condições sejam atendidas.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou neste sábado (15) que nações europeias e aliados ocidentais estão intensificando preparativos para apoiar Kiev, caso um possível acordo de paz seja fechado.
“O acúmulo de forças russas indica que Moscou pretende continuar ignorando a diplomacia”, destacou Zelensky. “Está claro que a Rússia está prolongando a guerra.”
🔴 Curte cultura pop e streetwear? Então você precisa conhecer a Sem Nada Pra Fazer! 🏴☠️🔥 Nossa loja virtual tem roupas exclusivas inspiradas no universo geek, anime e streetwear. Acesse agora semdanaprafazer.com e garanta o seu estilo único! 🚀